Rinoplastia Étnica – Realçando a beleza natural do nariz

 

A rinoplastia envolve um conjunto de manobras destinadas a melhorar a beleza natural do nariz. A rinoplastia étnica não é diferente neste aspecto de qualquer outra cirurgia plástica do nariz.

 

Algumas etnias possuem reflexo marcante na anatomia do nariz. A ênfase da rinoplastia étnica não seria, obviamente, a de “ocidentalizar o nariz” criando um resultado que não seja harmonioso com a sua aparência. A beleza não tem receita e manifesta-se das formas mais diversas, com a mesma intensidade.

 

A rinoplastia étnica refere-se à cirurgia de rinoplastia com uma ênfase cuidadosa na preservação da aparência étnica natural do nariz de um paciente. Corrigem-se os exageros da expressão étnica, mantendo ao máximo a sua identidade cultural.

 

Na prática, esta plástica do nariz pode ser extremamente difícil porque narizes de diferentes etnias possuem traços especiais e exigem grande sensibilidade do cirurgião plástico.

 

PACIENTES DE ORIGEM AFRICANA

 

O nariz de origem Africana apresenta algumas características marcantes. O dorso do nariz tende a ser largo e plano, ora côncavo, enquanto os ossos nasais tendem a ser relativamente curtos. A estrutura cartilaginosa da ponta é frágil. As cartilagens alares são pequenas e a ponta nasal apresenta pouca sustentação e contorno bulboso (arredondado). As narinas costumam ser largas (praticamente todos os pacientes nesta categoria queixam-se da largura de suas narinas e asas nasais). O septo cartilaginoso é curto, oferecendo pouco material para a rinoplastia estruturada.

 

Um procedimento de rinoplastia para pacientes de origem africana muitas vezes implica no aumento da projeção do dorso nasal, na estruturação da ponta nasal e na redução das asas e/ou narinas. Existem diversas técnicas cirúrgicas para estas correções. Escolheremos a mais apropriada para o seu caso.

 

PACIENTES ASIÁTICOS

 

Aqueles de ascendência asiática compartilham muitas das características do nariz caucasiano e também do nariz africano. A ponta pode ser larga, assim como as narinas. O dorso também tende a ser plano. Assim como os pacientes de origem africana, os de origem asiática possuem cartilagens frágeis.

 

Ao contrário da rinoplastia em outras etnias, que normalmente envolve uma redução na estrutura, a maioria dos procedimentos de rinoplastia para pacientes asiáticos envolvem aumento, ou seja, moldar o nariz para que ele se torne mais proeminente e alongado.

 

Em ambos os casos citados pode haver necessidade de obter a cartilagem e das costelas ou orelhas do paciente, uma vez que o septo nasal é curto, não ofertando material suficente para o aa criação do volume necessário. A cirurgia plástica envolvem a moldagem destas cartilagens para que se adaptem adequadamente. Este procedimento envolve um alto nível de habilidade e experiência do cirurgião, ou seja, um enorme e prazeroso desafio.

 

PACIENTES HISPÂNICOS – LATINOS

 

Os narizes hispânicos têm tipicamente uma pele mais espessa. Um perfil menos proeminente, dorso nasal mais largo e mais baixo e cartilagem fraca. Comparado aos narizes caucasianos, a pele mais grossa torna a rinoplastia muito desafiadora no fato de que ela pode encobrir as mudanças na estrutura inferior.

 

Além disso, por terem a cartilagem fraca, necessitam de enxertos para sua adequada estruturação.

 

A rinoplastia para pacientes hispânicos geralmente envolve um estreitamento de ambos da base do nariz e da narina e refinamento da ponta nasal. Também é provável que enxertos de cartilagem sejam necessários.

 

PACIENTES DE ORIGEM MEDITERRÂNEA

 

Pacientes de origem Mediterrânea como Itália, França e Grécia tendem a possuir narizes grandes, com ponta proeminente e dorso elevado, muitas vezes com giba osteo-cartilaginosa (o famoso “caroço” no dorso). Desvios do septo nasal não são infrequentes. A cartilagem é forte, os ossos nasais são grandes e o septo nasal pode fornecer grande material para a rinoplastia estruturada. A pele costuma ser de média espessura dando boa visão ao esqueleto cartilaginoso logo abaixo.

 

A cirurgia tende a ter caráter reducional. O dorso alto e convexo é frequentemente rebaixado e retificado. A ponta nasal é refinada através de pontos de modelagem e retirada de excessos das cartilagens alares. Eventualmente uma ponta nasal muito projetada pode ser recuada deixando o nariz menor.

 

No Brasil, com o grau de miscigenação que possuímos, podemos encontrar uma combinação de todas estas características, o que faz o nosso povo tão belo. Assim, no final, cada paciente de rinoplastia é único e completamente original. A rinoplastia étnica é destinada a melhorar a beleza natural do nariz, harmonizando-o com a face sem perder a identidade. O plano operatório deve ser cuidadoso, meticuloso e, principalmente, muito discutido com o paciente.

 

Rinoplastia Étnica – Realçando a beleza natural do nariz