12 novembro 2019
12 novembro 2019,
 0

O Brasil em geral e o Rio de Janeiro em particular, muito em virtude da projeção mundial do Professor Pitanguy e do consequente desenvolvimento de escolas de cirurgia plástica no Estado, tornou-se uma importante referência da cirurgia plástica mundial. Das escolas cariocas surgiram renomados cirurgiões, que fazem sucesso em todo o Brasil e também ao redor do globo. O turismo médico tanto nacional como internacional há décadas traz pacientes aos principais Centros do Brasil, buscando a qualidade e a segurança tão reconhecidas. Com o processo de globalização que tanto facilitou o acesso à informação, mais e mais pacientes buscam realizar a sua tão desejada cirurgia plastica por aqui. A desvalorização da nossa moeda frete ao dólar facilitou ainda mais o incremento da nossa clientela internacional, que busca a qualidade à baixo custo que proporcionamos.

O atendimento a não residentes implica em alguns cuidados especiais já que, geralmente, possuem um tempo de estadia restrito a alguns dias ou poucas semanas e devem retornar a seus lares já recuperados. Desta forma, o plano operatório, assim como a avaliação pré-operatória e os cuidados pós-operatórios devem ser planejados visando uma plena recuperação otimizando o período de permanência.

CUIDADOS NA CIRURGIA PLÁSTICA EM NÃO RESIDENTES

Extensão da cirurgia

O primeiro cuidado na cirurgia plástica em não residentes é o de limitar a extensão da cirurgia. Frequentemente somos solicitados a realizar vários procedimentos simultâneos pois o paciente quer “aproveitar” a sua estadia para fazer TUDO. Sabemos que somar procedimentos significa somar suas complicações e que um tempo operatório acima de 5 horas aumenta sobremaneira o risco de eventos tromboembólicos e demais complicações pós-operatórias. Sendo assim, é prudente limitar a extensão da cirurgia plástica a dois procedimentos. Uma equipe bem treinada pode concluir os dois procedimentos num tempo seguro e com ótima qualidade.

Planejamento operatório

Informar que o plano operatório será definido apenas após a consulta presencial. A internet facilitou em muito a nossa comunicação com nossos pacientes, mas pode vir acompanhada de armadilhas. Como o paciente está há quilômetros de distância e precisa se preparar para a viagem (tempo de estadia, custos etc), não podemos privá-los de um plano operatório inicial e de um orçamento aproximado. Naturalmente o paciente nos informa o seu desejo. Através do envio de fotografias nas incidências por nós orientadas, podemos avaliar com bom grau de precisão as alterações que serão tratadas. A partir daí informamos um provável planejamento terapêutico. É fundamental informar que somente após a consulta presencial o plano será de fato confirmado ou pequenas alterações poderão ser adicionadas ou subtraídas.

Termo de consentimento

Termo de consentimento. O termo de consentimento no caso de cirurgia plástica em não residentes deve ser ainda mais extenso e explicativo pois sempre há o risco de necessidade de extender o período de estadia que pode implicar em novos custos (trocas de vôos e reservas de hotel).

Orçamento

Orçamento. Após a análise das fotografias e discussão com o paciente das alternativas, um plano operatório inicial é traçado. Baseado neste, um orçamento é informado. Assim como o plano, o orçamento está sujeito a pequenas variações pois será confirmado apenas após a consulta presencial. A forma de pagamento também deve ser informada com antecedência já que, especialmente, se houver a necessidade de pagamento em moeda corrente, o paciente precisará de tempo para se organizar.

Exames pré-operatórios

Exames pré-operatórios. Como há limitação em relação ao tempo de estadia, deve-se evitar o risco de ter o procedimento suspenso por alterações nos exames pré-operatórios. O ideal nos casos de cirurgia plástica em não residentes é que a lista dos exames necessários seja enviada ao paciente. Os exames devem ser realizados em sua cidade e nos enviado o resultado por email. Somente após a avaliação dos exames e do risco cirúrgico é que a viagem pode ser autorizada.

Reserva do centro-cirúrgico

Reserva do Centro-cirúrgico. O agendamento da cirurgia no Hospital deve ser feito com antecedência para que o paciente possa programar a sua chegada alguns dias antes. Costumo solicitar ao paciente que chegue ao menos 3 dias antes da data da cirurgia. Este tempo é suficiente para que seja feita a consulta presencial, as fotografias, a re-checagem dos exames e a entrega da receita e demais orientações pré e pós-operatórias. Se a viagem for longa, o paciente é orientado ao uso de meias elásticas e de heparina de baixo peso molecular (enoxaparina 40 mg) para a prevenção de eventos tromboembólicos. Como em todas as cirurgias devemos optar por um hospital com todos os recursos, incluindo UTI e laboratório.

Pós-operatório

Pós-operatório. O tempo necessário de recuperação varia de acordo com cada procedimento mas não é recomendável que o paciente fique por um período inferior a 2 semanas a contar da data da cirurgia. Geralmente eu indico um mínimo de 3 semanas de recuperação para a maioria dos casos. Neste período, o risco das principais complicações já passou, os pontos já foram retirados e as primeiras sessões de fisioterapia (se indicada) já foram realizadas. Cabe apenas os cuidados com as cicatrizes e com a atividade física, que podem ser monitoradas à distância.

Seguro

Seguro. É muito importante averiguar (e exigir) a contratação de seguro médico internacional (no caso de estrangeiros) ou de seguro com cobertura nacional para os brasileiros. As complicações existem e podem ocorrer. Muito viajantes possuem limitação orçamentária e de logística de pagamentos. Ter um seguro de saúde com ampla cobertura é, portanto, indispensável.

Revisões

Revisões. As revisões pós-operatórias devem ser otimizadas para um acompanhamento mais próximo neste curto período. É frequente que os pacientes retornem ao consultório até duas vezes na mesma semana para ação rápida ao menos sinal de complicações. As revisões tardias devem ser encorajadas e a comunicação deve ser estimulada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *